PELD-Catimbau

Long-term ecological project

By Felipe Melo in project

July 1, 2017

Brief

De forma sucinta, a presente proposta objetiva examinar como perturbações antrópicas e mudanças no regime de precipitação afetam a biota da Caatinga em diferentes níveis de organização biológica (i.e., de populações ao nível de ecossistema), tendo como referência teórica algumas macrotendências já documentadas nos trópicos.

Para alcançar este objetivo geral, são propostos sete objetivos específicos, os quais constituem os módulos de execução do projeto:

  1. Padrões de diversidade das comunidades

  2. Processos estruturadores das comunidades

  3. Interações planta-animal

  4. Ciclagem de nutrientes

  5. Regeneração natural e restauração florestal

  6. Sistema de informação geográfica

  7. Capacitação e transferência de informação.

O projeto está sendo desenvolvido no Parque Nacional do Catimbau, um polígono de ca. 62.300 ha, e uma das mais importantes unidades de conservação da caatinga. O PARNA Catimbau apresenta vocação para estudos ecológicos de longa duração e, assim, para tornar-se um Sítio PELD, pois: (1) reúne um patrimônio biológico, arqueológico e paisagístico de valor inestimável, (2) abriga áreas com diferentes históricos de uso do solo e de pressão antrópica sobre a vegetação de caatinga, (3) existem iniciativas de pesquisa e formação de recursos humanos já em curso, e (4) a gestão da unidade, logística e infra-estrutura são favoráveis às iniciativas de longa duração.

Contatos: mtrelli@ufpe.br -Prof. Dr. Marcelo Tabarelli - Coordenador Peld Catimbau irleal@ufpe.br - Profa. Dra. Inara Leal - Pesquisadora

Posted on:
July 1, 2017
Length:
2 minute read, 215 words
Categories:
project
Tags:
project
See Also:
BioRestNet - A Network of Biocultural Restoration
cDEEP - Caatina Dry Ecosystem Ecological Program
Nexus-Caatinga