Press Coverage

our research in the media.

Written by Felipe Melo

Mentiras e Desinformação Ameaçam Matar o Tatu-Bola

Pernambuco tem uma das maiores áreas protegidas da Caatinga, você sabia? Localizada nos município de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola abrange uma área de mais de 110 mil hectares com um trecho de Caatinga bem preservado e habitado tatu que inspirou o Fuleco, nome do mascote da Copa do Mundo de 2014. É nesse espaço também que várias populações tradicionais humanas como quilombolas e outros pequenos agricultores vivem há séculos, manejando a Caatinga com suas suas roças e bodes. Seres humanos e Caatinga vivem juntos nessa região, por isso o RVS Tatu-Bola foi criado para garantir que essa convivência continuasse indefinidamente.

IPBES Nexus Assessment

o IPBES produz periodicamente relatórios sobre o papel da biodiversidade no bem-estar humano. Agora chegou a vez de pensar como a biodiversidade, incluindo a restauração ecológica e uso sustentável de recursos naturais podem promover seguranças hídrica, alimenttar e energética. Nosso lab estará representado no IPBES Nexus Assessment, com Felipe Melo como autor líder do capítulo 5.4 Options for delivering sustainable approaches to elements of the nexus (biodiversity conservation, restoration and sustainable use). O trabalhos começam já em fevereiro com reunião virtual e devem ter seguimento com uma reunião presencial em Bonn, Alemanha no mês de maio.

Ecologia e sociodiversidade da Caatinga

Seria um clichê dizer que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e que, por isso, deveríamos entendê-lo melhor. Há inúmeras razões relevantes para compreender esse “lugar” para além da sua exclusividade brasileira.