Introdução à Biodiversidade

O que é preciso saber sobre biodiversidade?

Toda disciplina científica tem um forte amparo em conceitos e ideias-chave. Não é diferente com a Biologia da Conservação que foi construida em torno de algumas ideias e percepções vigente à época em que foi criada. Esse conceito-chave é o de Biodiversidade, que após seu aparecimento rapidamente se tranformou numa palavra dominante na publicações científicas.

Após ver o video do Prof. Alexandra Souza da UFRN, perceberão que o conceito de Biodiversidade está em plena evolução histórica. À primeira vista, pensamos em biodiversidade apenas na dimensão taxonômica e geralmente no recorte de espécies. Mas o video e o verbete da Wikipedia são claros em afirmar que biodiversidade se refere a todas as dimensões da vida e dos elementos que interagem com a vida na Terra, incluindo processos ecológicos e biogeoquímicos. Portanto, podemos quase pensar numa correspondência entre as palavras biodiversdade e natureza. Será?

Como a ideia de biodiversidade evoluiu?

Num texto maravilhoso O historiador brasileiro José Luiz de Andrade Franco faz uma excelente historiografia da palavra biodiversidade. Nesse testo ele mostra que apesar de a noção de biodiersidade ser realtivamente antiga, a palavra foi cinhada apenas em meados da década de 1980 para uma ocasiao especial, o Fórum Nacional de BioDiversidade nos EUA. De lá pra cá, muita coisa se transformou mas a palavra Biodiversidade continua a se dsseminar e está cada vez mais presente nos discrusos políticos. As pessoas entendem melhor seu significado mas sua dimensão e grau de ameaça continua sendo uma zona nebulosa, mesmo para muitos biólgos.

Exercício

  1. Escolha um problema de conservação com o qual você tenha alguma familiaridade e/ou interesse. Pode ser qualquer problema, sem importar sua natureza, tipo, grupo biológico ou comunidade. Esse problema de conservação vai ser aquele que vamnos analisar durante essa disciplina e sobre o qual você deverá focar ao longo do desenrolar do nosso curso.

Exemplo: O problema que eu escolhi é: Conflitos entre UCs e populações tradicionais na Caatinga